DÚVIDAS
Não. O tratamento ortodôntico pode ser realizado com sucesso em qualquer idade. No adulto o que vai determinar a possibilidade de tratamento são as condições de saúde dentária, gengival e do osso de suporte. Existem aparelhos estéticos que foram especialmente desenvolvidos para serem muito mais discretos.
Varia muito, depende de cada caso. A previsão do tempo de tratamento não é exata, mas uma estimativa é dada ao paciente. Fatores como severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e cooperação do paciente, interferem no tempo de tratamento.
A primeira avaliação deve ser antes mesmo dos 7 anos de idade, quando o ortodontista poderá determinar a melhor época para iniciar o tratamento. Em muitas crianças, obtêm-se melhores resultados com um tratamento precoce quando ainda existe um grande potencial de crescimento. Portanto, a prevenção é muito importante para o sucesso do tratamento ortodôntico futuro, podendo até diminuir a sua duração.
   
O QUE É POLISSONOGRAFIA?
      
É um exame essencial que define a existência da apnéia e a gravidade do caso. É realizado em clínicas especializadas e normalmente o paciente dorme uma noite inteira na clínica sendo monitorado durante o sono. Em casos específicos, o exame pode ser feito na casa do paciente.
Sim. Ronco é apenas o barulho gerado pelos tecidos da garganta quando o ar passa com dificuldade. A maior conseqüência do ronco é o desconforto social. Apnéia do Sono é uma doença grave caracterizada pela obstructão parcial ou total do ar durante o sono. Tem conseqüências graves na saúde geral do paciente e não deve ficar sem tratamento.
Não existe o melhor tratamento. Por se tratar de patologias multifatoriais, o ideal é o tratamento multidisciplinar e individualizado para cada paciente. O tratamento pode ser realizado através de diversos recursos de acordo com o diagnóstico fechado nos estágios iniciais. Entre eles: Conscientização, acompanhamento frequente pelo especialista, placas oclusais, fisioterapia, acupuntura, medicação e mudança na rotina do paciente.
  
O QUE É BITESTRIP?
     
É um dispositivo digital descartável que o paciente fixa na face (é auto-colante) antes de dormir. O aparelho registra a atividade muscular e mede o grau do bruxismo do paciente. O exame é realizado em uma noite e depois o dispositivo é levado ao dentista para a leitura dos resultados.
Às vezes o próprio barulho dos dentes rangendo é percebido pelas pessoas da família. Também é comum a pessoa acordar pela manhã com a musculatura da face dolorida. Mas é necessário o exame clínico feito pelo especialista e pode ser necessário um exame que comprove o quadro. O exame mais completo e considerado ideal é a polissonografia do sono. Outra alternativa é um exame realizado através do “BiteStrip” para obter um diagnóstico mais preciso sobre o bruxismo.
  
O QUE É BRUXISMO?
    
Bruxismo é uma atividade da musculatura mastigatória caracterizada por apertamento e ranger de dentes e/ou segurar ou empurrar a mandíbula. Pode ocorrer durante o sono (indicando bruxismo do sono) ou quando acordado (indicando bruxismo em vigília).
DTMs podem apresentar diversos sintomas diferentes, veja a lista:

• Dor facial, nos maxilares, nas têmporas, no ouvido ou na frente do ouvido;
• Travamento da mandíbula impedindo a abertura completa;
• Estalos ao mastigar ou abrir e fechar a boca;
• Rangido ou crepitação ao abrir e fechar aboca;
• Dor ou rigidez nos maxilares pela manhã;
• Ruídos ou zumbidos no ouvido;
• Dor de cabeça.

Se você apresenta um ou mais dos sintomas listado é possível que tenha uma DTM, mas isso ainda precisa ser confirmado por um especialista através de uma série de exames.